Como o SindiFast atua?

Conheça a origem, o trabalho e a atuação do Sindicato dos Trabalhadores em Fast Food

O Sindicato dos Trabalhadores em Fast Food, o SindiFast, foi criado em 2001 depois de um evento realizado pela Federação Nacional dos Trabalhadores das Empresas de Refeições Coletivas, Fast­foods e afins – a FENTERC. O encontro reuniu profissionais de diversas áreas do segmento de refeições rápidas para debater a importância da união e do fortalecimento de cada categoria. O tema do encontro, “Sindicalismo: Respeito aos Trabalhadores”, provocou diversos debates sobre a necessidade de representações direcionadas a cada segmento, respeitando as necessidades individuais de cada categoria e fortalecendo a unicidade sindical.

Na época, os trabalhadores da categoria não tinham uma representação específica e sofriam com a ausência de direitos e garantias. Esses profissionais solicitaram ajuda à FENTERC para que fosse criado um verdadeiro representante para a categoria. Com isso, após muitas batalhas judiciais, o SindiFast foi declarado o único e legítimo representante da categoria dos trabalhadores em fast­ food na cidade de São Paulo.

Atualmente, a categoria tem os seus direitos resguardados por colegas que conhecem a fundo o cotidiano das empresas de fast­ food. O SindiFast foi criado por trabalhadores e para os trabalhadores, com disciplina, ética e transparência. Existe para o bem da categoria. Todos os esforços são feitos para garantir os direitos do trabalhador e também alcançar novas conquistas.
 

A filosofia do SindiFast

 
O Sindicato dos Trabalhadores em Fast Food é um sindicato moderno, voltado para ações sociais. Não é uma entidade assistencialista, mas uma entidade preocupada com o bem-estar da categoria e com o desenvolvimento da carreira dos profissionais. O trabalho também visa buscar melhores condições de trabalho para os profissionais.

Desde o início de suas atividades, o SindiFast luta para defender os interesses dos trabalhadores, destacando a preocupação em manter postos de trabalho e diminuir a incidência de demissões, além de consolidar e fortalecer a categoria nas bases.

Por outro lado, o SindiFast também é um aliado da empresa, dinamiza a relação entre o empresário e o trabalhador, criando mecanismos de diálogo, mediando conflitos e buscando soluções satisfatórias para cada caso.
 

Nossa função vai além da definição de reajustes salariais!

 
Além das questões trabalhistas e salariais, o Sindicato dos Trabalhadores em Fast Food oferece um grande número de benefícios aos associados, como a Clínica Odontológica, o Atendimento Jurídico e a distribuição de cestas básicas e material escolar. Além disso, são organizadas festas temáticas, como de dia das crianças e a festa de fim de ano, quando são distribuídos presentes como carros, motos, computadores e brinquedos aos filhos dos associados. Essas ações tem o objetivo de motivar a categoria e levar mais bem-estar aos trabalhadores.

O associado do Sindicato dos Trabalhadores em Fast Food conta com o apoio constante do Departamento Jurídico e também recebe ajuda na recolocação profissional. Na área da saúde, existem convênios firmados com clínicas, hospitais, médicos e laboratórios. Na educação, temos acordos firmados com escolas, faculdades, universidades, cursos de idiomas e cursos profissionalizantes. Também são feitos convênios com farmácias para a compra de produtos com descontos. Na sede do sindicato ainda existe uma clínica odontológica para os sócios e seus dependentes.

Nós do SindiFast nunca deixaremos de lutar pelos direitos dos trabalhadores da categoria, com muito diálogo e respeito. Essa é a nossa filosofia: trabalhador feliz e respeitado; relação com a empresa satisfatória para ambos!

 

Leia também

O que as empresas perdem ao dispensar talentos com mais de 50 anos

Siga o SindiFast nas redes sociais