Diversidade e inclusão nas empresas

Saiba como promover um ambiente de trabalho mais inclusivo

Promover a diversidade e a inclusão nas empresas representa um grande diferencial competitivo no mercado de trabalho, pois eleva e diversifica o capital humano da companhia, garantindo pontos de vista diversos. Afinal, diferentes perspectivas e experiências ajudam a tornar o repertório da sua equipe mais plural, auxiliando na resolução de problemas no dia a dia. Além disso, investir na diversidade e inclusão traz um impacto muito positivo para a imagem da empresa, já que a responsabilidade social é cada vez mais valorizada pelo público no mundo corporativo. Saiba mais a seguir!

Existe diferença entre diversidade e inclusão nas empresas?

Apesar de serem complementares, diversidade e inclusão nas empresas são conceitos diferentes. A diversidade tem relação com a pluralidade entre os indivíduos, ou seja, as diferenças que definem as características de cada pessoa, incluindo diversidade de gênero, idade, orientação sexual, etnia, entre outras. E para criar um ambiente de trabalho com mais diversidade, é preciso promover a inclusão, que é uma forma de criar um ambiente propício para que a diversidade possa se estabelecer. Ou seja, para garantir a diversidade, é preciso investir em estratégias de inclusão.

Portanto, de um lado temos a diversidade, que se relaciona com a representatividade, e de outro lado temos a inclusão, que representa a adoção de medidas que permitam um alinhamento cultural e de pensamento que favoreça a pluralidade. Dessa forma, o ideal é combinar um ambiente diverso e inclusivo.

Qual é a importância da diversidade nas empresas?

Criar estratégias para acolher pessoas com características diversas no quadro de funcionários é muito importante para as empresas, sendo essencial que elas tenham as mesmas condições de desenvolvimento e crescimento no ambiente corporativo. Times diversos geram ambientes de trabalho mais acolhedores e com abertura para a exposição de diferentes pontos de vista.

Outra vantagem da diversidade é que, ao ter contato diário com pessoas totalmente diferentes, os colaboradores da empresa desenvolvem as chamadas soft skills, como empatia, compreensão, habilidade de escutar e trabalhar em grupo, respeito aos colegas, flexibilidade, entre outras. Por fim, como já foi citado, criar um ambiente diverso é excelente para a imagem da empresa, que vai ser muito mais respeitada no mundo corporativo.

E como promover a diversidade na empresa?

Existem várias formas de garantir mais diversidade e inclusão nas empresas, listamos as principais a seguir:

Promover equidade

É preciso que as pessoas sejam tratadas de forma igualitária no ambiente de trabalho, não somente no tratamento, mas também em relação aos cargos, salários e oportunidades.  Esse é o primeiro passo para garantir diversidade e inclusão.

Priorizar o respeito

O respeito ao próximo também é essencial para o sucesso de qualquer relação profissional, fomentando na empresa a empatia e a capacidade de se colocar no lugar do outro. Até porque, para se sentirem realmente incluídas no ambiente de trabalho, as pessoas precisam ter suas realidades, preferências e limitações respeitadas.

Criar políticas de valorização e acolhimento

É preciso agir para que a diversidade e a inclusão façam parte da realidade da empresa. Para isso, é importante haver uma mudança na cultura organizacional, criando um ambiente livre de preconceitos para que todas as pessoas se sintam valorizadas e acolhidas.

Promover treinamentos

Uma das formas de criar políticas de valorização e acolhimento pode ser por meio de treinamentos internos. Afinal, a educação e o conhecimento são essenciais para promover mudanças de comportamento. Esses treinamentos podem educar os colaboradores para tratar as diferenças com mais naturalidade e respeito.

Garantir a integração de equipes

Outro ponto muito importante é garantir a integração de diferentes setores da empresa, já que a troca de experiências também é uma forma de valorizar a diversidade e a inclusão. Dessa forma, tendo esse contato mais próximo, os colaboradores podem identificar afinidades com os colegas e respeitar as diferenças.

Criar um departamento de inclusão

Por fim, uma ação importante é criar um departamento específico para lidar com pautas ligadas à diversidade e à inclusão na empresa. Com isso, é possível dar mais agilidade e autonomia para lidar com questões relativas a esses temas tão importantes. Essa também é uma forma de demonstrar para a sua equipe que a diversidade e a inclusão são prioridades.