Líderes e seu papel

Entenda a importância de uma boa liderança no ambiente corporativo

O comportamento de um líder e a forma como ele estimula a sua equipe pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Afinal, uma boa gestão de negócios é essencial no mundo corporativo, e isso inclui o papel da liderança e a relação com os seus funcionários. Saiba mais!

 

Diferenças entre chefe e líder

 

Primeiramente, temos que entender que o conceito antigo de chefia é algo ultrapassado. A imagem que temos desse profissional geralmente é de uma pessoa autoritária, que apenas cobra resultados. Essa postura não se encaixa nas empresas modernas, pois gera um ambiente de trabalho estressante e não colabora para os índices de produtividade.

A ideia de liderança é mais palpável e traz melhores resultados. O líder exerce uma hierarquia mais horizontal, com espaço para diálogo, inspirando os funcionários a exercerem um bom trabalho ao mesmo tempo em que consegue alcançar metas, aumentar o engajamento e promover um ambiente de trabalho mais agradável.

 

Qual é a importância do líder dentro de uma empresa?

 

O líder possui um papel fundamental para o crescimento de qualquer empresa, pois é ele quem vai guiar os passos dos colaboradores para que as metas sejam alcançadas. Para isso, é preciso que o pensamento da liderança esteja compatível com a cultura organizacional da empresa. Isso porque o líder é responsável por engajar seus colaboradores e ajudá-los a alcançar seus objetivos diariamente. O líder também tem o papel de manter as equipes unidas e estimular um ambiente de trabalho que seja agradável para os colaboradores, criando soluções e resolvendo conflitos no dia a dia.

 

Como fazer uma boa gestão de equipe?

 

Primeiramente, é essencial possuir conhecimento operacional para criar estratégias e melhorar as práticas de trabalho junto às equipes. Com isso, o líder pode melhorar a qualidade dos processos, aumentar a produtividade e estabelecer mais comprometimento dos funcionários com os resultados.

Além disso, para exercer uma boa gestão atualmente, é essencial que o líder também tenha as chamadas soft skills bem desenvolvidas, como paciência, empatia, compreensão, além de ouvir as necessidades dos funcionários e ter discernimento e capacidade analítica para tomar as melhores decisões.

Inteligência emocional e sensibilidade são características cada vez mais valorizadas em um líder, principalmente depois da pandemia, quando a saúde mental ganhou mais destaque no mundo corporativo. Dessa forma, um líder precisa ter habilidades pessoais para compreender e resolver as dificuldades da equipe, sendo um facilitador.

Algumas qualidades são intrínsecas ao indivíduo e outras podem ser trabalhadas, mas o importante é fazer esses conhecimentos e habilidades fluírem no dia a dia da liderança. Para atingir esse estágio como líder é importante:

– Conhecer cada membro da equipe;

– Acompanhar o trabalho de cada funcionários e o resultado apresentado;

– Dar feedbacks constantes;

– Delegar tarefas com sabedoria e equilíbrio;

– Ajudar a aprimorar as habilidades dos colaboradores;

– Manter-se atualizado sobre o mercado;

– Construir um ambiente em que todos consigam entender a importância de sua função.

 

Quais são as principais características de um bom líder?

 

Separamos algumas das qualidades mais valorizadas e importantes que definem um bom líder atualmente:

Saber lidar com pessoas

Liderar pessoas é um grande desafio. Para exercer essa função da melhor forma, é necessário conhecer cada membro da equipe e entender os perfis desses profissionais, suas habilidades e limitações. Para isso, empatia e diálogo não podem faltar no dia a dia da empresa. É importante que os funcionários confiem no seu líder e saibam que serão ouvidos.

Manter os talentos na empresa

Quando a rotatividade de funcionários é muito grande, é preciso criar estratégias para reter os talentos e não perdê-los para a concorrência. Para isso, é essencial criar um ambiente de trabalho estimulante e oferecer boas condições aos funcionários, com benefícios corporativos e plano de carreira para engajar as equipes.

Manter um bom ambiente organizacional

O papel do líder é manter um bom clima organizacional e evitar conflitos que atrapalhem o desempenho da equipe. É preciso estar atento à visão e aos valores da empresa. Manter o foco nas necessidades do time ajuda a desenvolver confiança, credibilidade, motivação, proatividade e interesse dos colaboradores.

Definir metas para o futuro

Um bom líder deve estabelecer metas para a sua gestão. Elas ajudarão a orientar as atividades de cada equipe e direcionar as práticas dos funcionários para que eles não se sintam perdidos ou sem foco no ambiente de trabalho. Vale lembrar que é importante definir metas coerentes, mensuráveis, alcançáveis, relevantes para a empresa e com tempo adequado de previsão para conclusão.

 

Leia também:

Entenda como funciona o aviso prévio

Siga o SindiFast nas redes sociais