Novembro Azul nas empresas: como conscientizar e engajar seus funcionários
Com alta incidência, o câncer de próstata tem grandes chances de cura quando descoberto no inícioO câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que cerca de 72 mil novos casos sejam diagnosticados a cada ano no Brasil.
Apesar da alta incidência, a detecção precoce do câncer de próstata aumenta consideravelmente as chances de cura, tornando a conscientização sobre o tema ainda mais crucial. E, por isso, hoje, vamos falar sobre o assunto!
O que é Novembro Azul?
A campanha Novembro Azul é uma iniciativa mundial de conscientização sobre a saúde do homem, com foco no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ela tem o objetivo de quebrar tabus, incentivar os homens a cuidarem da própria saúde e promover a importância dos exames preventivos.
Tabus precisam ser quebrados! Por que é importante alertar o público masculino sobre a campanha?
Homens tendem a ser mais resistentes aos cuidados médicos por várias razões culturais, sociais e psicológicas. E ainda há muitos tabus a serem discutidos sobre o assunto. Veja abaixo alguns:
Cultura de “masculinidade”
Em muitas culturas, homens são ensinados a associar vulnerabilidade com fraqueza. A ideia de precisar de ajuda médica pode ser vista como um sinal de fragilidade, o que faz com que muitos evitem consultas para manter a “imagem” de autossuficiência e resistência.
Medo de diagnósticos
Muitos homens têm receio de que o exame revele problemas graves de saúde, e, por isso, preferem evitar exames regulares. Essa resistência muitas vezes é impulsionada pelo medo de enfrentar tratamentos ou mudanças no estilo de vida.
Desinformação
Há uma falta de informação sobre a importância da prevenção e dos exames de rotina entre os homens. Muitos não sabem, por exemplo, que a maioria dos problemas, incluindo o câncer de próstata, tem mais chances de cura quando diagnosticados precocemente.
Falta de rotina de autocuidado
Diferentemente das mulheres, que geralmente são encorajadas a buscar cuidados médicos desde cedo (especialmente por questões ginecológicas), os homens raramente recebem a mesma orientação, o que dificulta a criação de um hábito de ir ao médico.
Desconforto com o exame de toque retal
Este exame é simples e indolor, mas muitos homens associam o toque retal com constrangimento ou se sentem desconfortáveis com a ideia de um exame nessa região do corpo. Esse desconforto, infelizmente, impede que muitos realizem o exame preventivo.
Medo de impacto na vida sexual
O tratamento para câncer de próstata, especialmente em casos avançados, pode impactar a função sexual, como a ereção e a libido. Esse medo é mais um motivo pelo qual muitos homens preferem evitar o assunto e, assim, postergam exames e consultas.
Trabalhar a conscientização é essencial para quebrar esses tabus e incentivar mais homens a cuidarem da própria saúde.
Como sua empresa pode se inserir na campanha?
Participar do Novembro Azul é uma excelente maneira de demonstrar o compromisso da sua empresa com o bem-estar dos funcionários. Abaixo estão algumas ações que sua organização pode adotar para promover a conscientização e engajamento:
Cartazes e materiais informativos
Disponibilize cartazes, folhetos e outros materiais de fácil acesso em áreas comuns, como refeitórios e salas de descanso. Eles devem conter informações sobre o câncer de próstata, sintomas, fatores de risco e a importância dos exames preventivos.
Envie a cartilha do SindiFast pelo WhatsApp
Baixe e envie a nossa cartilha sobre Novembro Azul para seus funcionários e deixe-os por dentro do assunto. É de graça e bastante completa!
Eventos de conscientização
Organize palestras, rodas de conversa e workshops com especialistas em saúde masculina para esclarecer dúvidas e promover a conscientização entre os colaboradores. Considere trazer um médico urologista para responder perguntas e desmistificar os exames de rotina.
Parcerias com clínicas
Faça parcerias com clínicas e laboratórios para oferecer exames de próstata a preços reduzidos ou, se possível, gratuitos. Essa ação facilita o acesso dos funcionários ao diagnóstico precoce e reforça o compromisso da empresa com a saúde deles.
Folga para exames
Incentive os funcionários a fazerem o exame preventivo oferecendo um dia de folga ou horários flexíveis para quem agendar a consulta. Essa medida é um incentivo concreto e prático que reforça a preocupação da empresa com a saúde dos colaboradores.
Divulgue campanhas de parceiros sobre o tema
Por e-mail ou por WhatsApp, vale divulgar as campanhas parceiras que beneficiem seus trabalhadores. Essa, por exemplo, em que os entregadores do iFood podem fazer consultas e exames preventivos ao câncer de próstata gratuitamente é de extrema relevância.
Isso mesmo: todos os parceiros ativos na plataforma com mais de 45 anos poderão realizar gratuitamente consultas e exames para diagnóstico desse tipo de tumor, que é considerado o segundo mais frequente em homens.
Para realizar os agendamentos, basta que o entregador cadastrado acesse o Portal do Entregador ou faça contato pelo WhatsApp 0800 500 0404, a partir do dia 07/11.
Lembre-se: a adesão da empresa ao Novembro Azul pode salvar vidas e promover uma cultura de autocuidado e saúde entre os colaboradores
Previna-se!
Baixe agora nossa cartilha sobre Novembro Azul e fique por dentro do assunto!
ÚLTIMOS ARTIGOS