A importância da educação política no trabalho

Saiba porque é essencial que as empresas desenvolvam a consciência política dos funcionários

Nas últimas eleições, a educação política entrou em pauta em diversas conversas e discussões no país, inclusive, nos ambientes de trabalho. Para evitar situações caracterizadas como assédio eleitoral, por exemplo, muitas empresas passaram a oferecer programas com essa temática para permitir que os funcionários tenham conhecimento e informações suficientes para avaliar a política de forma mais crítica e entender o seu papel como cidadãos.

 

Qual é a importância da educação política nas empresas?

 

Segundo especialistas, a educação política é uma questão de cidadania. Afinal, a forma como absorvemos as informações sobre o que acontece no nosso país têm papel fundamental na vida de cada um e, consequentemente, impacta nos resultados de uma eleição. Por meio das notícias e informações que recebemos da mídia, tomamos consciência dos problemas e desafios das comunidades, cidades e do nosso país como um todo, ao mesmo tempo em que ficamos sabendo quais são as propostas dos candidatos para resolver esses problemas. Nesse sentido, é importante que as empresas entendam o seu compromisso social e disseminem a ideia de cidadania e democracia aos seus colaboradores.

 

Como abordar essa questão no ambiente de trabalho?

 

Primeiramente, é preciso que os trabalhadores entendam os valores da democracia brasileira. É essencial conhecer o nosso papel na sociedade e saber quais são os nossos direitos e deveres. Empresários e gestores podem abordar com os funcionários a importância de buscar informações confiáveis e verídicas sobre a situação política, social e econômica do país. Além disso, é de extrema importância que cada um tenha consciência da sua responsabilidade ao disseminar informações na internet, por meio das redes sociais. Em um universo tão vasto de informações, aprender a analisar criticamente o conteúdo que chega até nós e entender a nossa responsabilidade ao repassar essas informações é um dos caminhos para fortalecer a democracia.

 

Que cuidados devem ser tomados nos projetos de educação política?

 

Em qualquer ambiente onde seja abordada a educação política, é preciso tomar muito cuidado para evitar um viés ideológico que beneficie qualquer tipo de candidato ou corrente política e também com possíveis definições distorcidas da realidade.

Afinal, a ideia da educação política é conscientizar os trabalhadores sobre a sua responsabilidade social para que eles tenham condições de tomar decisões mais conscientes, a partir da análise pessoal de cada um. Por isso, abordar temáticas como as famosas “fake news” é algo que precisa ser feito com muito cuidado para evitar partidarismos e discussões. O objetivo é fugir de polarizações e contribuir para que cada trabalhador entenda o seu papel político e social no cenário democrático do nosso país e tome decisões pensadas e conscientes, sem a interferência de terceiros.

 

Como fazer com que essas ações sejam atrativas para os funcionários?

 

É essencial conhecer bem o quadro de funcionários da sua empresa para saber quais são as melhores estratégias de diálogo com os trabalhadores nesse sentido, prezando sempre pela comunicação clara, direta e não agressiva. Além disso, existem diversos formatos e dinâmicas que podem ser utilizados para abordar temas políticos na empresa, como palestras, rodas de conversa, questionários, debates, jogos interativos e até mesmo cursos online mais aprofundados. O importante em qualquer cenário é identificar quais são as necessidades dos trabalhadores da empresa e os pontos mais fracos daquela equipe que devem ser fortalecidos, traçando um plano de ação com o apoio de especialistas no tema.

Afinal, educar os trabalhadores e incentivar a análise crítica de informações é extremamente importante e necessário para construir uma sociedade mais diversa, consciente, participativa e cada vez menos desigual. Nesse sentido, as empresas podem contribuir muito para que isso se torne uma realidade.

 

Conte com o SindiFast!

 

O SindiFast (Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Refeições Rápidas de São Paulo) defende os interesses dos profissionais da categoria, visando proporcionar melhorias no ambiente de trabalho e dar suporte aos trabalhadores em diversos assuntos, inclusive em relação a questões políticas e sociais.

Sem partidarismo, o SindiFast está à disposição dos trabalhadores e das empresas para esclarecer dúvidas sobre assédio eleitoral e outras questões que podem surgir diante de discussões políticas no ambiente de trabalho.

 
Leia também:
Assédio eleitoral contra trabalhadores: o que fazer?

 

Siga o SindiFast nas redes sociais