Novembro Azul nas empresas: como conscientizar e engajar seus funcionários

Com alta incidência, o câncer de próstata tem grandes chances de cura quando descoberto no início

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que cerca de 72 mil novos casos sejam diagnosticados a cada ano no Brasil.

Apesar da alta incidência, a detecção precoce do câncer de próstata aumenta consideravelmente as chances de cura, tornando a conscientização sobre o tema ainda mais crucial. E, por isso, hoje, vamos falar sobre o assunto!

 

O que é Novembro Azul?

A campanha Novembro Azul é uma iniciativa mundial de conscientização sobre a saúde do homem, com foco no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ela tem o objetivo de quebrar tabus,  incentivar os homens a cuidarem da própria saúde e promover a importância dos exames preventivos.

 

Tabus precisam ser quebrados! Por que é importante alertar o público masculino sobre a campanha?

Homens tendem a ser mais resistentes aos cuidados médicos por várias razões culturais, sociais e psicológicas. E ainda há muitos tabus a serem discutidos sobre o assunto. Veja abaixo alguns:

Cultura de “masculinidade”

Em muitas culturas, homens são ensinados a associar vulnerabilidade com fraqueza. A ideia de precisar de ajuda médica pode ser vista como um sinal de fragilidade, o que faz com que muitos evitem consultas para manter a “imagem” de autossuficiência e resistência.

Medo de diagnósticos

Muitos homens têm receio de que o exame revele problemas graves de saúde, e, por isso, preferem evitar exames regulares. Essa resistência muitas vezes é impulsionada pelo medo de enfrentar tratamentos ou mudanças no estilo de vida.

Desinformação

Há uma falta de informação sobre a importância da prevenção e dos exames de rotina entre os homens. Muitos não sabem, por exemplo, que a maioria dos problemas, incluindo o câncer de próstata, tem mais chances de cura quando diagnosticados precocemente.

Falta de rotina de autocuidado

Diferentemente das mulheres, que geralmente são encorajadas a buscar cuidados médicos desde cedo (especialmente por questões ginecológicas), os homens raramente recebem a mesma orientação, o que dificulta a criação de um hábito de ir ao médico.

Desconforto com o exame de toque retal

Este exame é simples e indolor, mas muitos homens associam o toque retal com constrangimento ou se sentem desconfortáveis com a ideia de um exame nessa região do corpo. Esse desconforto, infelizmente, impede que muitos realizem o exame preventivo.

Medo de impacto na vida sexual

O tratamento para câncer de próstata, especialmente em casos avançados, pode impactar a função sexual, como a ereção e a libido. Esse medo é mais um motivo pelo qual muitos homens preferem evitar o assunto e, assim, postergam exames e consultas.

Trabalhar a conscientização é essencial para quebrar esses tabus e incentivar mais homens a cuidarem da própria saúde.

 

Como sua empresa pode se inserir na campanha?

Participar do Novembro Azul é uma excelente maneira de demonstrar o compromisso da sua empresa com o bem-estar dos funcionários. Abaixo estão algumas ações que sua organização pode adotar para promover a conscientização e engajamento:

Cartazes e materiais informativos

Disponibilize cartazes, folhetos e outros materiais de fácil acesso em áreas comuns, como refeitórios e salas de descanso. Eles devem conter informações sobre o câncer de próstata, sintomas, fatores de risco e a importância dos exames preventivos.

Envie a cartilha do SindiFast pelo WhatsApp

Baixe e envie a nossa cartilha sobre Novembro Azul para seus funcionários e deixe-os por dentro do assunto. É de graça e bastante completa!

Eventos de conscientização

Organize palestras, rodas de conversa e workshops com especialistas em saúde masculina para esclarecer dúvidas e promover a conscientização entre os colaboradores. Considere trazer um médico urologista para responder perguntas e desmistificar os exames de rotina.

Parcerias com clínicas

Faça parcerias com clínicas e laboratórios para oferecer exames de próstata a preços reduzidos ou, se possível, gratuitos. Essa ação facilita o acesso dos funcionários ao diagnóstico precoce e reforça o compromisso da empresa com a saúde deles.

Folga para exames

Incentive os funcionários a fazerem o exame preventivo oferecendo um dia de folga ou horários flexíveis para quem agendar a consulta. Essa medida é um incentivo concreto e prático que reforça a preocupação da empresa com a saúde dos colaboradores.

Divulgue campanhas de parceiros sobre o tema

Por e-mail ou por WhatsApp, vale divulgar as campanhas parceiras que beneficiem seus trabalhadores. Essa, por exemplo, em que os entregadores do iFood podem fazer consultas e exames preventivos ao câncer de próstata gratuitamente é de extrema relevância.

Isso mesmo: todos os parceiros ativos na plataforma com mais de 45 anos poderão realizar gratuitamente consultas e exames para diagnóstico desse tipo de tumor, que é considerado o segundo mais frequente em homens.

Para realizar os agendamentos, basta que o entregador cadastrado acesse o Portal do Entregador ou faça contato pelo WhatsApp 0800 500 0404, a partir do dia 07/11.

Lembre-se: a adesão da empresa ao Novembro Azul pode salvar vidas e promover uma cultura de autocuidado e saúde entre os colaboradores

Previna-se!

Baixe agora nossa cartilha sobre Novembro Azul e fique por dentro do assunto!

Siga o SindiFast nas redes sociais