Outubro Rosa: como a sua empresa pode fazer parte da campanha e ajudar na causa?

É fato que o câncer de mama está cada vez mais comum nas casas brasileiras. Falar sobre isso ajuda na detecção precoce da doença e aumenta chances de cura. Saiba mais
Você sabia que o câncer de mama é uma das formas mais comuns de câncer entre as mulheres, representando cerca de 25% de todos os casos diagnosticados anualmente?

Esse dado é assustador e preocupante, porém, vale lembrar que a detecção precoce aumenta consideravelmente as chances de tratamento eficaz e recuperação. E por isso, todos os anos, O SindiFast ressalta a importância da campanha Outubro Rosa!

 

Entenda mais sobre a campanha Outubro Rosa

Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e, desde então, ganhou alcance global. Durante todo o mês, diversos monumentos, edifícios e espaços públicos são iluminados com luz rosa, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Apenas por falar sobre o assunto, já levantamos a memória nas mulheres sobre a necessidade de visitar o médico, tocar no próprio corpo para realizar o autoexame e realizar exames preventivos.

A campanha aborda o tema por meio de uma série de atividades, como corridas, caminhadas, palestras e eventos informativos. Tudo com o foco de alertar as mulheres sobre a relevância de realizar exames preventivos regularmente. Dessa forma, há maior probabilidade de detecção precoce da doença, aumentando as chances de cura, que são significativamente maiores quando o câncer de mama é identificado em seus estágios iniciais.

 

Por que o câncer de mama está tão comum?

Até 10% dos casos de câncer de mama são considerados hereditários. Ou seja, mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário, especialmente em parentes próximos e em idades jovens, devem estar mais atentas aos sinais e realizar exames regularmente.

Houve ainda aumento da incidência de câncer de mama em mulheres abaixo de 35 anos, que anteriormente representava 2% dos casos e agora atinge cerca de 5%.

Esse aumento pode ser explicado por diversos fatores, como maternidade em idade mais avançada, menor número de filhos, alimentação inadequada e uso prolongado de anticoncepcionais.

Embora ainda não haja consenso médico sobre os motivos exatos desse crescimento, é evidente que a conscientização sobre a doença precisa alcançar também mulheres mais jovens, incentivando a realização de exames preventivos e diagnósticos precoces.

 

Por que as empresas devem promover ações para o Outubro Rosa?

O envolvimento das empresas na campanha Outubro Rosa vai além do marketing corporativo, representando um compromisso com a responsabilidade social e com a saúde das mulheres.

Ao aderir à campanha, as empresas demonstram preocupação genuína com o bem-estar de suas colaboradoras e da sociedade em geral, reforçando sua imagem como organizações socialmente responsáveis.

Além disso, essa participação pode fortalecer a reputação da empresa entre seus clientes, funcionários e parceiros, mostrando que ela se importa com questões importantes e está disposta a contribuir para a melhoria da comunidade.

Outro benefício é o aumento do engajamento dos colaboradores, que podem se sentir mais motivados e conectados à empresa ao participar de uma causa significativa.

A campanha também tem como propósito apoiar aquelas que já enfrentam o câncer de mama, proporcionando informações úteis, suporte emocional e, em alguns casos, auxílio financeiro para o tratamento.

 

Como as empresas podem promover ações no Outubro Rosa?

Há diversos tipos de ações que podem ser feitas – por pequenas e grandes empresas. Veja:

Parcerias com organizações especializadas no combate ao câncer de mama 

Essas organizações possuem amplo conhecimento e experiência, podendo orientar as empresas sobre como contribuir de maneira significativa. Essas colaborações podem incluir doações financeiras, produtos ou serviços, além do envolvimento em iniciativas específicas, como programas de conscientização e arrecadação de fundos, ou campanhas de prevenção.

Criação de campanhas internas do Outubro Rosa 

As empresas podem desenvolver campanhas próprias, com palestras, workshops e distribuição de materiais educativos, tanto para os colaboradores quanto para a comunidade.

Organização de corridas e caminhadas também costumam engajar bastante público.

Uso das mídias sociais para promover a conscientização 

As mídias podem ser usadas para compartilhar estatísticas, divulgar métodos de prevenção e contar histórias inspiradoras de mulheres que venceram o câncer de mama.

Engajamento dos colaboradores 

O envolvimento dos funcionários é essencial para o sucesso das campanhas do Outubro Rosa dentro das empresas. Para estimular a participação, a empresa pode incentivar os colaboradores a vestirem roupas cor-de-rosa durante o mês de outubro, além de promover palestras e workshops sobre saúde preventiva.

Dia para realização de exames

Outro aspecto importante é criar um ambiente que estimule a realização de exames preventivos, por meio de campanhas internas de conscientização e de parcerias com instituições de saúde que facilitem o acesso a esses exames.

Dar um dia de folga para que as funcionárias realizem os exames é outra estratégia interessante.

Programas de apoio psicológico 

Além de promover a conscientização, as empresas podem oferecer apoio emocional às colaboradoras que enfrentam o câncer de mama, com sessões de aconselhamento individual com profissionais da área da saúde mental, grupos de apoio e a disponibilização de recursos online que ofereçam orientações e suporte.

Previna-se!

Baixe agora nossa cartilha sobre Outubro Rosa e fique por dentro do assunto!

Siga o SindiFast nas redes sociais