Como conseguir um bom emprego em 2023

Siga as nossas dicas para começar o ano trabalhando

Começo de ano sempre é tempo de pensar nos planos e metas que você definiu para os próximos 12 meses. E para muita gente, conseguir um emprego é um dos principais desafios para o novo ano. Nós daremos algumas dicas preciosas nesse artigo para que você consiga uma boa oportunidade no mercado de trabalho e comece o ano com o pé direito. Confira como conseguir um bom emprego em 2023!

Defina suas prioridades

Ao buscar por uma vaga de trabalho, não adianta atirar para todos os lados. É importante definir metas e prioridades para focar naquilo que você deseja alcançar esse ano, o que pode ser um bom salário, mais estabilidade ou flexibilidade de horários, por exemplo. Ter em mente aquilo que é mais importante para você é um passo essencial na busca por um bom emprego em 2023.

Atualize o seu currículo

Para voltar ao mercado de trabalho, mantenha o seu currículo, seu portifólio e sua carta de apresentação sempre atualizados. Certifique-se de que o seu currículo reflete de forma direta e resumida as suas principais habilidades e experiências mais recentes e relevantes. Lembre-se de que o currículo não deve ser muito extenso para que possa prender a atenção do recrutador. A carta de apresentação também é importante, pois é a sua oportunidade de explicar por que você é o candidato ideal para determinada vaga.

Reconecte-se com amigos e colegas de trabalho

O networking também pode ser muito importante para te ajudar a conseguir um emprego em 2023 por meio de indicações de pessoas conhecidas. Mantenha contato com antigos colegas de trabalho ou amigos que podem te indicar para possíveis oportunidades de trabalho e deixe claro que está à disposição para novas oportunidades.

Atualmente, com a internet, existem muitas opções para criar conexões e cultivar novas redes de contatos. Crie perfis em redes sociais profissionais, como o LinkedIn. E se você encontrar alguém em um cargo ou empresa em que esteja interessado, não hesite em entrar em contato e se apresentar. Esteja pronto para compartilhar suas reflexões, metas e ouvir novas perspectivas para buscar boas oportunidades.

Busque desenvolver novas habilidades

Faça cursos, volte a estudar. Novos conhecimentos e habilidades podem complementar o seu currículo e acrescentar ao seu conjunto de habilidades, o que certamente vai ajudar a abrir novas portas no mercado de trabalho em 2023. Existem muitos cursos e programas online gratuitos e acessíveis que ensinam diversos tipos de habilidades profissionais com certificados de participação. Além disso, durante as aulas, você vai conhecer pessoas que podem te ajudar a ampliar a sua rede de contatos.

Preste atenção ao mercado de trabalho

Fique por dentro do mercado de trabalho e saiba quais são as funções que estão em alta. Os setores de tecnologia, mídia e serviços financeiros cresceram e se tornaram bastante competitivos para quem procura um emprego na área. Mas diversos outros setores – como arquitetura, construção e indústrias de alimentos e bebidas – também apresentaram forte crescimento nas ofertas de emprego no último ano. O importante na hora de buscar por uma vaga de emprego em 2023 é se manter flexível e ter a mente aberta. Afinal, pode ser que a função ideal para você esteja dentro de um setor que você nunca considerou.

Seja proativo

Não fique sentado esperando que as oportunidades de emprego caiam no seu colo. Corra atrás, envie currículos e faça cadastro em sites de empresas para buscar oportunidades de trabalho compatíveis com as suas habilidades. Além disso, antes de participar de uma entrevista de trabalho, faça uma pesquisa sobre a empresa e o setor em que ela atua para se destacar ao se mostrar interessado.

Cadastro o seu currículo no banco de talentos do SindiFast

Você também pode cadastrar o seu currículo aqui com a gente! Dessa forma, sempre que surgir alguma oportunidade de trabalho com o seu perfil nas empresas ligadas ao SindiFast, você poderá ser contatado para uma entrevista. E se não tiver um currículo pronto, a gente te ajuda a montar o seu CV. No nosso site também é possível acompanhar as oportunidades oferecidas pelas empresas do setor de Fast Food no banco de vagas.