O que as empresas ganham ao contratar profissionais experientes

Conheça as vantagens de contratar pessoas com mais de 50 anos

A população em geral está ficando cada vez mais velha em todo o mundo, inclusive no Brasil. Com os avanços na área da saúde e uma maior qualidade de vida, as pessoas têm vivido mais e melhor. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas acima dos 60 anos aumentou quase 30% entre 2012 e 2019. Em 2050, a expectativa de vida do brasileiro deve subir para 80 anos, sendo que essa parcela provavelmente vai representar 30% da população até lá.

 

Como promover a inclusão de pessoas mais velhas na empresa?

 

Para evitar a exclusão de pessoas experientes, o RH das empresas não deve permitir limitações etárias nos processos seletivos, por exemplo. Atualmente, 26% da população brasileira tem mais de 50 anos. No entanto, a média de funcionários nessa faixa etária dentro das empresas é de 3% a 5%. Na maioria dos casos, elas chegam a essa idade depois de trabalhar por vários anos na empresa, mas dificilmente são contratadas em idade madura, já que a maior parte das empresas apresenta uma política de diversidade que não é pensada para a questão etária, segundo especialistas.

No mercado de trabalho, a atenção está quase sempre voltada para atrair jovens talentos, mas pouca gente fala sobre contratar profissionais experientes. Os escritórios, por exemplo, são pensados para esse público na decoração, nos itens de apoio, nas salas de descanso, na ergonomia. Existe um forte apelo no mercado para a contração de “sangue novo”, deixando de lado a experiência de uma parcela significativa da população que ainda tem muita energia para trabalhar e contribuir. Até porque, com a reforma da previdência no Brasil, é importante que as pessoas com mais de 50 tenham acesso ao mercado de trabalho, pois a população vai demorar cada vez mais tempo para se aposentar.

Além disso, existe ainda uma ideia errada de que as pessoas mais velhas teriam uma suposta rejeição ao mundo digital e à tecnologia, sendo menos capazes de contribuir com novas ideias. Esse tipo de preconceito relacionado à idade é o que chamamos de “etarismo” e pode ocorrer com qualquer faixa etária, como julgar que os mais jovens são irresponsáveis ou imaginar que as pessoas mais velhas têm dificuldades para aprender. Uma estimativa da ONU aponta uma em cada duas pessoas no mundo já teve algum tipo de atitude preconceituosa em relação a alguém mais velho.

 

Quais são as consequências dessa exclusão para os mais velhos?

 

Essa falta de inclusão das pessoas mais velhas no mercado de trabalho causa diversos impactos. Além da questão da independência financeira, o trabalho proporciona status, realização pessoal e profissional e ainda um sentimento de pertencimento, ou seja, a pessoa se sente útil e ativa. Isso é um fator muito importante para manter a saúde mental depois dos 50 anos. A garantia de espaço no mercado de trabalho traz mais realização e diminui o estresse, o medo e a ansiedade para essa população, segundo especialistas. Afinal, ninguém mais espera se aposentar aos 60 anos de idade e muitas dessas pessoas são as principais responsáveis pela renda familiar.

 

Quais as vantagens de contratar pessoas experientes?

 

As vantagens de contar com pessoas mais experientes no quadro de funcionários são inúmeras. Ao longo dos anos, os profissionais tendem a desenvolver e refinar habilidades importantes, como comunicação, proatividade e tranquilidade para enfrentar crises. Esse olhar mais seguro e equilibrado diante de adversidades pode ser um importante contraponto diante da ansiedade e do imediatismo dos mais jovens. Além disso, pessoas com mais de 50 anos costumam ser mais estáveis e leais à empresa, pois se esforçam para fazer carreira e crescer naquele lugar. Por fim, o repertório de experiências profissionais e pessoais dessas pessoas maduras ao longo da vida são extremamente benéficas e enriquecedoras para o ambiente de trabalho.

Cabe ao RH fazer processos seletivos sem limitações de idade, oferecer treinamentos e um ambiente de trabalho diverso, onde pessoas de todas as idades possam se sentir à vontade para dar ideias e crescer profissionalmente. Isso fará toda a diferença na produtividade e no rendimento da equipe!

 

Leia também:
Estabilidade no emprego: quem tem direito?

 

Siga o SindiFast nas redes sociais