Férias - tirar ou não?

Algumas empresas ainda incentivam os funcionários a abrirem mão das férias, mas vale lembrar que elas são um direito do trabalhador

O período de férias costuma ser o mais esperado pelos trabalhadores. Seja para viajar ou ficar em casa, todo mundo deseja descansar da correria do trabalho. O problema é que algumas empresas incentivam os funcionários a abrirem mão desse direito e, nesse cenário, ainda existem colaboradores que optam por não tirar os merecidos dias de folga. Se você for uma dessas pessoas, repense suas escolhas. A falta de descanso pode gerar problemas de saúde e atrapalhar a vida profissional e pessoal do trabalhador. Saiba mais na leitura a seguir!

 

Direito do trabalhador

Tirar férias ou não? As férias trabalhistas são um direito garantido pela CLT para os trabalhadores com carteira assinada. A legislação determina o período de 30 dias de descanso a cada um ano de trabalho completo. Esses 30 dias podem tanto ser retirados de uma só vez ou fracionados em até três períodos durante o ano.

Também é possível que o colaborador “venda” parte das férias à empresa e troque um terço do período de descanso por uma compensação financeira equivalente ao número de dias trabalhados. Ao sair de férias, o trabalhador recebe um adicional de 1/3 do salário.

O artigo 129 da Consolidação das Leis do Trabalho determina que “todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração.” Ou seja, depois de 12 meses na empresa, o trabalhador pode solicitar as férias, mas não é necessário que esse recesso seja aproveitado exatamente no final desse período.

O trabalhador tem ainda mais um ano para solicitar essas férias e a empresa tem o prazo máximo de 12 meses para conceder o descanso. Caso o trabalhador não tire férias por 23 meses desde o começo do contrato de trabalho, no final desse período a empresa será obrigada a pagar o dobro do valor das férias ao funcionário.

 

O que leva um funcionário a abrir mão das férias?

Se um gestor ou líder não tira férias, inconscientemente, ele transmite aos funcionários a mensagem de que a organização não vê com bons olhos esse período de descanso, ainda que ele seja garantido por lei. Consequentemente, outros profissionais da companhia passam a ter receio de planejar as férias, criando um sentimento de culpa quando decidem usufruir do descanso. Esse cenário impacta diretamente na segurança psicológica das equipes e no resultado dos negócios.

Outro motivo para não tirar férias é o financeiro. Muitas vezes, o funcionário opta por vender seu período de descanso por precisar de dinheiro naquele momento.

 

Por que tirar férias?

Tirar férias é importante! O período de folga é uma oportunidade de descanso do funcionário, um momento para explorar novos horizontes, esvaziar a mente, oxigenar as ideias com novas experiências, descansar e se cuidar. Isso é importante porque o corpo humano é uma máquina que requer “manutenção preventiva” para não colapsar a qualquer momento. Tirar férias é uma ferramenta para retornar ao trabalho com mais motivação, produtividade, engajamento e criatividade. Abrir mão das férias, por outro lado, é um caminho para o cansaço extremo, que geralmente se transforma em doenças físicas e mentais.

Atualmente, no mundo corporativo, muitos executivos negligenciam o período de férias. Essa pausa merecida muitas vezes é subestimada, mas trata-se de um investimento no bem-estar do colaborador. A gestão moderna entende que um bom líder é aquele que aproveita o período do expediente de maneira produtiva e estratégica.

 

Quais os perigos de não tirar férias?

Quando o funcionário deixa de tirar férias, o corpo fica sobrecarregado com o trabalho e pode demonstrar sinais como dores musculares, insônia, irritabilidade, mau humor, cansaço excessivo, palpitações, entre outros. Além disso, a sobrecarga no trabalho pode levar à Síndrome de Burnout ou de esgotamento. O transtorno pode causar diversas consequências físicas e psicológicas.

 

Como tirar férias da melhor forma

Se você se sente inseguro em tirar férias algumas dicas podem ajudar a aproveitar esse momento da melhor forma e sem culpa:

  • Avise ao gestor com antecedência sobre o período de férias de sua preferência;
  • Se possível, divida as férias em dois períodos no ano para descansar mais vezes;
  • Organize o trabalho para não deixar assuntos pendentes;
  • Evite checar e-mails corporativos durante o período de recesso.
  • Descanse e faça atividades que te trazem prazer durante as férias.

Lembre-se: seus colegas conseguem sobreviver sem você na empresa. É importante pensar que, ao descansar, você prepara o seu corpo para ser mais produtivo na volta ao trabalho.

 

Leia também:

Férias coletivas: saiba como funciona

Siga o SindiFast nas redes sociais