SindiFast News
Você sempre atualizado com o que acontece na sua categoria Fast-Food!
Novo FGTS Digital: simplificando processos para os trabalhadores
Capacitação de funcionários para atendimento a mulheres é gratuita e obrigatória; inscrições estão abertas.
A partir desta sexta-feira, o FGTS Digital, uma nova plataforma, começa a funcionar, tornando a gestão do FGTS e eSocial mais fácil para todos. Criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal, e outros órgãos, ela visa simplificar os processos tanto para os empregadores quanto para os trabalhadores.
Para os trabalhadores, a plataforma promete mais transparência e facilidades, incluindo a possibilidade de empréstimos consignados e redução de burocracias, como a eliminação da necessidade do número de PIS para saques e depósitos. Agora, o CPF será usado como identificador único, o que ajuda a evitar inconsistências.
Empregadores também se beneficiam, pois a consulta de informações e o pagamento do FGTS ficam mais fáceis, economizando tempo. O sistema também é mais eficiente para o governo em termos de fiscalização e arrecadação, reduzindo custos operacionais. Espera-se que os empregadores economizem cerca de 36 horas por mês em rotinas de recolhimento do FGTS, segundo o ministro Luiz Marinho.
Com o FGTS Digital, a forma como as empresas depositam o FGTS também muda. Antes, era necessário usar um sistema específico para gerar uma guia de recolhimento, mas agora podem fazer isso diretamente pela nova plataforma, com um QR Code e chave-pix para pagamento, evitando erros e fraudes.
Outra grande novidade é a ferramenta e-consignado, que facilitará a contratação de empréstimos consignados pelos trabalhadores do setor privado, permitindo escolher a instituição financeira com base em taxas e prazos mais favoráveis.
Além disso, a necessidade de uma chave para saques de rescisão foi eliminada. As mudanças cadastrais ou contratuais do trabalhador, quando registradas no eSocial, já serão suficientes para liberar o saque do FGTS, tornando o processo mais rápido e direto.
Fonte: Exame
*© Conteúdo não autoral, todos os direitos reservados aos responsáveis. Para remoção ou créditos, envie um email para contato@sindifastfood.org.br
Últimas Notícias

Seus funcionários trabalham em feriado? Mudança na Portaria 3665/23 afeta prática! Veja como regularizar

Mais de 33 mil carteiras de identificação para pessoas autistas já foram emitidas na grande São Paulo

Introdução ao Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET): Impactos para Empresas do Simples Nacional e MEIs

Quase 80% dos salários reajustados em convenções coletivas em 2023 tiveram aumento acima da inflação

IPCA: passagem aérea, pepino, diesel, leite, transporte por app: veja os 50 itens que mais subiram em 1 ano

Estado de SP suspende cultos religiosos, campeonatos esportivos e determina fase emergencial do isolamento

Segundo afirmação de agência americana, é “muito improvável” a propagação do coronavírus através de embalagens e alimentos

Sindicatos, empresas e trabalhadores, mais do que nunca, devem andar de mãos dadas na defesa contra esse inimigo chamado “pandemia”.

Covas sanciona lei que proíbe estabelecimentos de fornecer utensílios plásticos descartáveis na cidade de SP

Governo de SP amplia de 6h para 8h horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais na fase amarela da quarentena

Prorrogação do prazo de Redução de Salário e Jornada e de Suspensão Contratual – Decreto nº 10.422/2020

Governo de SP prorroga quarentena até 14 de julho; SP e cidades do ABC avançam para amarela e interior regride
