SindiFast News
Você sempre atualizado com o que acontece na sua categoria Fast-Food!
Melhora da aptidão física reduz chance de desenvolver câncer de próstata em 35%
Estudo reforça que a atividade física é importante para a prevenção desse tipo de câncer
A melhora na aptidão física pode reduzir em até 35% o risco de desenvolver o câncer de próstata, segundo um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine. A descoberta reforça que a atividade física é importante na prevenção desse câncer, que é responsável por 375 mil mortes por ano no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O objetivo do estudo era entender se a melhora na aptidão cardiorrespiratória poderia influenciar tanto no risco de desenvolver, quanto no de morrer por câncer de próstata.
Para isso, os pesquisadores coletaram informações sobre estilo de vida, percepção de saúde, massa corporal e altura de um banco de dados do Reino Unido. Além disso, eles consultaram os resultados de, pelo menos, dois testes de aptidão cardiorrespiratória, realizados em bicicleta ergométrica.
No total, foram avaliados dados de 181.673 homens, dos quais 57.652 realizaram os exames de aptidão. Durante um período de quase 7 anos, 592 participantes foram diagnosticados com câncer de próstata e 46 morreram da doença.
O que mostram os resultados do estudo?
De acordo com os pesquisadores, o aumento percentual anual na aptidão física foi associada a um risco 2% menor de câncer de próstata, mas não de morte. Também foram contabilizados fatores que poderiam influenciar no desenvolvimento da doença, como idade, peso (IMC) e tabagismo.
Para avaliação dos resultados, a pesquisa dividiu, ainda, os participantes em três grupos: aqueles cuja aptidão física aumentou durante o período do estudo; aqueles que a mantiveram estável, e aqueles que tiveram redução na capacidade física. A medida utilizada para a aptidão é a quantidade (volume) de oxigênio que o corpo utiliza durante exercício de alta intensidade.
De acordo com o estudo, os participantes que aumentaram em 3% ou mais a aptidão física por ano tinham 35% menos chance de desenvolver câncer de próstata em comparação com aqueles que tiveram a capacidade cardiorrespiratória diminuída.
Na visão dos autores, “os resultados destacam a importância da aptidão cardiorrespiratória] para o risco de câncer de próstata”. “Melhorias [no condicionamento] em homens adultos devem ser encorajados e podem reduzir o risco de câncer de próstata”, diz comunicado à imprensa.
Fonte: CNN Brasil
*© Conteúdo não autoral, todos os direitos reservados aos responsáveis. Para remoção ou créditos, envie um email para contato@sindifastfood.org.br
Últimas Notícias

Seus funcionários trabalham em feriado? Mudança na Portaria 3665/23 afeta prática! Veja como regularizar

Mais de 33 mil carteiras de identificação para pessoas autistas já foram emitidas na grande São Paulo

Introdução ao Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET): Impactos para Empresas do Simples Nacional e MEIs

Quase 80% dos salários reajustados em convenções coletivas em 2023 tiveram aumento acima da inflação

IPCA: passagem aérea, pepino, diesel, leite, transporte por app: veja os 50 itens que mais subiram em 1 ano

Estado de SP suspende cultos religiosos, campeonatos esportivos e determina fase emergencial do isolamento

Segundo afirmação de agência americana, é “muito improvável” a propagação do coronavírus através de embalagens e alimentos

Sindicatos, empresas e trabalhadores, mais do que nunca, devem andar de mãos dadas na defesa contra esse inimigo chamado “pandemia”.

Covas sanciona lei que proíbe estabelecimentos de fornecer utensílios plásticos descartáveis na cidade de SP

Governo de SP amplia de 6h para 8h horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais na fase amarela da quarentena

Prorrogação do prazo de Redução de Salário e Jornada e de Suspensão Contratual – Decreto nº 10.422/2020

Governo de SP prorroga quarentena até 14 de julho; SP e cidades do ABC avançam para amarela e interior regride
