SindiFast News
Você sempre atualizado com o que acontece na sua categoria Fast-Food!
Programação das Fábricas de Cultura celebra mês da Consciência Negra
Atividades são conduzidas pela temática que atravessa o mês de novembro no país e promove reflexão sobre o tema.
Durante o mês de novembro, as Fábricas de Cultura, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poieis, apresentam uma extensa programação dedicada ao mês da Consciência Negra. As atividades são gratuitas e on-line e acontecem pelas plataformas das Fábricas de Cultura no Facebook, YouTube e Instagram sem necessidade de inscrição.
Na atividade Memória e História: Uma conversa sobre Tula Pilar, será celebrada a trajetória de Tula Pilar. A escritora mineira, chegou à São Paulo motivada por trabalho e em sua trajetória imprime o “ser Carolina” deste país. Tula é autora de livros “Palavras Inacadêmicas”, produzido de forma independente em 2004, e “Sensualidade de fino trato”, publicado pelo selo do Sarau do Binho em 2017. A conversa acontecerá no dia 18 de novembro, quarta-feira, às 15h no YouTube.
Em História Cantada: Olêlê – Uma cantiga da África, por meio de brincadeiras musicais e histórias cantadas do universo infantil, será apresentada a canção Olelê. A história encoraja as crianças a encarar os desafios da vida e a entender e respeitar os fluxos da natureza e os que vieram antes de nós. A exibição da atividade acontecerá no dia 19 de novembro, quinta-feira às 15h, pelo YouTube. No mesmo dia, será apresentado às 19h pelo Facebook o livro O Nômade por meio de um vídeo realizado por Gaspar, autor da obra e integrante do grupo Z’África Brasil.
Casa verde, território negro tem como objetivo apresentar o livro “Casa Verde, uma pequena África paulistana” de Tadeu Kaçula, que narra as manifestações culturais do bairro da Casa Verde e a forte influência das manifestações de matriz africana para a construção deste território, evidenciando a importância de reafirmar territórios negros na cidade de São Paulo. A atividade estará disponível no YouTube no dia 20 de novembro, sexta-feira, às 11h. Às 15h, o Quiz da Memória apresentará célebres personalidades negras brasileiras em um jogo para exercitar a memória sobre o protagonismo negro.
Na Oficina Comicidade Negra, a Cia Trupe Liuds introduzirá os participantes no universo da palhaçaria. Serão apresentados aspectos da dramaturgia, musicalidade, história e construção corporal do palhaço, sob um olhar de quebra de estereótipos da população negra, estimulando a crítica pelo riso (comicidade). Pelo YouTube, a atividade será disponibilizada às 15h do dia 20 de novembro, sexta-feira.
O desfile virtual Africanidade: África através dos panos, abordará o pertencimento do corpo negro no cenário da moda, por meio da ancestralidade, identidade, memórias coletivas, cultura, com o intuito de fazer da moda a mola propulsora como ferramenta do processo Corpo Manifesto. No desfile, serão apresentadas as marcas independentes Makida e Femi. O desfile será exibido no Facebook no dia 20 de novembro, sexta-feira, às 17h.
Em seguida, às 18h pelo YouTube, o grupo musical paulistano Senzala Hi-tech fará um pocket show em um repertório que une o o hip-hop à influências musicais do funk/soul, samba, reggae, dub e sons da África às Américas. A identidade visual do grupo é inspirada em referências do Afrofuturismo, movimento estético-artístico que valoriza a ancestralidade africana na formação das culturas afro diaspóricas e suas conexões com o futuro através da arte.
Os artistas que constroem o CITA – Canto de Integração de Todas as Artes, se unem em uma vídeo performance para refletir sobre a consciência negra a partir do olhar para a ancestralidade e o fazer artístico do território. Esse trabalho busca observar sobre como as raízes profundas que temos, literais ou não, seguem fortificando nossas trajetórias. O trabalho será apresentado no Facebook dia 21 de novembro, sábado, às 19h.
O Cine Raiz Forte exibirá três episódios da websérie Raiz Forte acompanhados da fala da diretora Charlene Bicalho. O projeto propõe sensibilizar o público a respeito da temática étnico-racial, contribuindo com o combate ao racismo cotidiano, e promover reflexões sobre o respeito às diferenças, visando a construção de processos de educação antirracista. Os episódios serão transmitidos pelo IGTV, no Instagram das Fábricas de Cultura, às segundas-feiras, 23 e 30 de novembro e 7 de dezembro, às 18h.
Em Representatividade Negra na Palhaçaria, o objetivo é apresentar palhaças e palhaços negros e suas representatividades. Com a proposta de compartilhar informações sobre projetos e pesquisas negras dentro da comicidade brasileira, o encontro virtual trará conhecimentos importantes para a pesquisa artística dentro da Palhaçaria. O encontro acontecerá na segunda-feira, dia 23 de novembro, às 11h pelo YouTube.
No vídeo É preciso falar de Lélia Gonzalez, será exibida a trajetória e biografia da militante, dilósofa, historiadora, antropóloga, política e intelectual Lélia Gonzalez que contribuiu fortemente para a história afro-ameríndia. O vídeo será exposto no dia 23 de novembro, segunda-feira, às 15h pelo YouTube.
A oficina de Máscaras Africanas tem como objetivo trabalhar o senso criativo utilizando como referência a cultura Africana, com variados modelos para enfeitar o ambiente com essa arte milenar. A atividade será exibida pelo YouTube no dia 27 de novembro, sexta-feira, às 15h.
O projeto Filosofia do Samba visa apresentar, por meio de produções audiovisuais, análises de sambas históricos feitos por compositores pretos e como estes, muitas vezes sem uma formação acadêmica tradicional, criaram obras que analisaram a sociedade de maneira tão crítica quanto os maiores pensadores acadêmicos de todas as épocas. O projeto será apresentado no YouTube, no dia 27 de novembro, sexta-feira, às 18h.
O Festival de RAP terá a presença de Winnit que propõe um espaço para o diálogo sobre racismo, amor, superação, e ascensão do povo preto, muito improviso e música. O festival também receberá T Mac, que traduz em música, a experiência de equilibrar os desafios do cotidiano, como pagar as contas, ter condições para o lazer com esposa e família, estudar para gerenciar a carreira, cursar espanhol, estudar canto, e ainda separar uma grana para investir nos custos de música independente. O show será exibido pelo YouTube, no dia 28 de novembro, sábado, às 20h.
A dançarina Jeniffer de Paula apresentará o espetáculo Dançando com o Sagrado, inspirado nos ritmos africanos dos Òrìṣà. A atividade será gravada presencialmente e exibida on-line pelo YouTube no dia 30 de novembro, segunda-feira, às 19h.
Serviços
MEMÓRIA E HISTÓRIA: UMA CONVERSA SOBRE TULA PILAR – COM EQUIPE BIBLIOTECA
18/11 – quarta-feira – 15h às 16h Faixa Etária: maiores de 12 anos Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube
HISTÓRIA CANTADA: OLÊLÊ – UMA ANTIGA CANTIGA DA ÁFRICA
Contação de histórias
Música
19/11 – quinta-feira – 15h Faixa Etária: Atividade Livre Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube
GASPAR Z’AFRICA BRASIL APRESENTA
Literatura
19/11 – quinta-feira – 19h Faixa Etária: Atividade Livre Participação: Aberta ao Público Plataforma: Facebook
CASA VERDE, TERRITÓRIO NEGRO – COM EQUIPE BIBLIOTECA
20/11 – sexta-feira – 11h às 12h Faixa Etária: maiores de 12 anos Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube
QUIZ DA MEMÓRIA – COM EQUIPE BIBLIOTECA
20/11 – sexta-feira – 15h às 16h Faixa Etária: Atividade Livre Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube
OFICINA COMICIDADE NEGRA
Circo
20/11 – sexta-feira – 15h Faixa Etária: Atividade Livre Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube
AFRICANIDADE: ÁFRICA ATRAVÉS DOS PANOS – COM FABIANA OLIVEIRA
Moda
20/11 – sexta-feira – 17h Faixa Etária: Atividade Livre Participação: Aberta ao Público Plataforma: Facebook
POCKET SHOW SENZALA HI-TECH
Música
20/11 – sexta-feira – 18h Faixa Etária: Atividade Livre Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube
#FICACITA – RAÍZES PRETAS: ANCESTRALIDADE, TERRITÓRIO E ARTE
Festival
Música
21/11 – sábado – 19h às 20h Faixa Etária: Atividade Livre Participação: Aberta ao Público Plataforma: Facebook
REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA PALHAÇARIA – COM EQUIPE BIBLIOTECA
23/11 – segunda-feira – 11h às 12h Faixa Etária: maiores de 12 anos Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube
É PRECISO FALAR DE LÉLIA GONZALEZ – COM EQUIPE BIBLIOTECA
23/11 – segunda-feira – 15h às 16h Faixa Etária: maiores de 12 anos Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube
CINE RAIZ FORTE
Cultura Afro
Cinema
23/11 – segunda-feira – às 18h – Episódio 1: Infância 30/11 – segunda-feira – às 18h – Episódio 2: Adolescência e juventude 07/12 – segunda-feira – às 18h – Episódio 3: Vida adulta Faixa Etária: Atividade Livre Participação: Aberta ao Público Plataforma: IGTV
MÁSCARAS AFRICANAS – COM EQUIPE BIBLIOTECA
27/11 – sexta-feira – 15h às 16h Faixa Etária: Atividade Livre Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube
FILOSOFIA DO SAMBA COM INSTITUTO DIVERSIDADE
Música
Documentário
27/11 – sexta-feira – 18h às 19h Faixa Etária: a partir de 12 anos Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube
FESTIVAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA RAP
Música
28/11 – sábado – 20h Faixa Etária: Atividade Livre Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube
DANÇANDO COM O SAGRADO – JENIFFER DE PAULA
Dança
30/11 – segunda-feira – 19h Faixa Etária: Atividade Livre Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube
Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300
Fábrica de Cultura Capão Redondo
Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240
Fábrica de Cultura Diadema
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180
Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010
Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoerinha
Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270
Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo e Jardim São Luís oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso táctil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braile, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e áudio-books).
Fonte: Governo de SP
Últimas Notícias

Seus funcionários trabalham em feriado? Mudança na Portaria 3665/23 afeta prática! Veja como regularizar

Mais de 33 mil carteiras de identificação para pessoas autistas já foram emitidas na grande São Paulo

Introdução ao Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET): Impactos para Empresas do Simples Nacional e MEIs

Quase 80% dos salários reajustados em convenções coletivas em 2023 tiveram aumento acima da inflação

IPCA: passagem aérea, pepino, diesel, leite, transporte por app: veja os 50 itens que mais subiram em 1 ano

Estado de SP suspende cultos religiosos, campeonatos esportivos e determina fase emergencial do isolamento

Segundo afirmação de agência americana, é “muito improvável” a propagação do coronavírus através de embalagens e alimentos

Sindicatos, empresas e trabalhadores, mais do que nunca, devem andar de mãos dadas na defesa contra esse inimigo chamado “pandemia”.

Covas sanciona lei que proíbe estabelecimentos de fornecer utensílios plásticos descartáveis na cidade de SP

Governo de SP amplia de 6h para 8h horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais na fase amarela da quarentena

Prorrogação do prazo de Redução de Salário e Jornada e de Suspensão Contratual – Decreto nº 10.422/2020

Governo de SP prorroga quarentena até 14 de julho; SP e cidades do ABC avançam para amarela e interior regride
