SindiFast News
Você sempre atualizado com o que acontece na sua categoria Fast-Food!
SP supera 1,7 milhão de testes de COVID-19 e amplia 20 vezes média diária de exames
Coletiva: em junho, estado superou a marca de 20 mil diagnósticos por dia; em março, balanço era de 900 exames realizados diariamente.
O Estado de São Paulo já realizou mais de 1,7 milhão de exames para diagnóstico do novo coronavírus e ampliou em mais de vinte vezes a produção diária de testes. O balanço apresentado na coletiva de imprensa desta quinta-feira (30) aponta 1.788.185 exames processados até o dia 27.
Desse total, 26,7 mil foram realizados em março; 119 m em abril; 369,1 em maio; 691,6 mil em junho. Ainda preliminar, o número de 576,3 mil exames realizados em julho segue a tendência de crescimento, reiterando a expansão da testagem em conformidade com as estratégias do Governo do Estado.
Hoje, SP processa vinte vezes mais testes por dia em comparação à fase inicial da pandemia, com aumento gradativo a cada mês. Em março, a média diária era de 900 exames, sendo quadruplicada já em abril, com 3,9 mil por dia. Em março passa a ser três vezes maior, com 12,3 mil testes diariamente.
No mês de junho, o balanço atualizado ultrapassa 23 mil exames, com a expectativa de pelo menos manutenção desta média após consolidação de julho – hoje, a média preliminar é de 21,3 mil por dia, mas o abastecimento segue em curso com a inserção dos dados enviados à Saúde pela iniciativa privada.
“A testagem é essencial para rastrear e monitorar o andamento da pandemia. Estamos trabalhando para ampliar cada vez mais esse trabalho a fim de registrar os casos de forma mais rápida e isolar o vírus”, comentou o coordenador de Controle de Doenças (CCD) e do Centro de Contingência, Paulo Menezes.
Os aumentos são fruto das iniciativas de otimização da rede de laboratórios públicos e de unificação dos dados dos serviços privados de diagnóstico.
A proporção dos tipos de testes utilizados demonstra que a cada 10 diagnósticos, 6 são realizados por meio de RT-PCR (transcriptase polimerase), cerca de 3 por teste rápido e 1 por outros métodos. Em março, apenas o PCR era realizado.
“Estamos concentrando todos os esforços para que ninguém fique sem assistência. A testagem em massa é uma conquista que está em constante aprimoramento”, disse o Secretário Executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano.
No Estado de São Paulo, o enfrentamento da pandemia é multifatorial, aliando estratégias de monitoramento da capacidade hospitalar, da evolução da pandemia quanto aos casos, óbitos e internações, além do fortalecimento da testagem e monitoramento de contatos.
A testagem em massa auxilia na condução das estratégias para reduzir a transmissão do coronavírus. A partir do momento em que um paciente tem um diagnóstico positivo, ele é isolado. Soma -se a isso o monitoramento das pessoas com quem ele teve contato, contribuindo para a identificação de novos casos suspeitos, ou seja, pessoas com sintomas como tosse seca, febre e falta de ar.
Os exames do tipo PCR servem para confirmar se a pessoa está infectada, sendo indicado até o sétimo dia de sintomas gripais). Já os testes rápidos permitem identificar se o paciente já foi contaminado no passado e passou a possuir anticorpos contra o coronavírus, com recomendação de uso após o oitavo dia de sintoma ou para pessoas assintomáticas.
Fonte: Governo de SP
Últimas Notícias

Seus funcionários trabalham em feriado? Mudança na Portaria 3665/23 afeta prática! Veja como regularizar

Mais de 33 mil carteiras de identificação para pessoas autistas já foram emitidas na grande São Paulo

Introdução ao Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET): Impactos para Empresas do Simples Nacional e MEIs

Quase 80% dos salários reajustados em convenções coletivas em 2023 tiveram aumento acima da inflação

IPCA: passagem aérea, pepino, diesel, leite, transporte por app: veja os 50 itens que mais subiram em 1 ano

Estado de SP suspende cultos religiosos, campeonatos esportivos e determina fase emergencial do isolamento

Segundo afirmação de agência americana, é “muito improvável” a propagação do coronavírus através de embalagens e alimentos

Sindicatos, empresas e trabalhadores, mais do que nunca, devem andar de mãos dadas na defesa contra esse inimigo chamado “pandemia”.

Covas sanciona lei que proíbe estabelecimentos de fornecer utensílios plásticos descartáveis na cidade de SP

Governo de SP amplia de 6h para 8h horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais na fase amarela da quarentena

Prorrogação do prazo de Redução de Salário e Jornada e de Suspensão Contratual – Decreto nº 10.422/2020

Governo de SP prorroga quarentena até 14 de julho; SP e cidades do ABC avançam para amarela e interior regride
