SindiFast News
Você sempre atualizado com o que acontece na sua categoria Fast-Food!
Exame de sangue pode identificar depressão pós-parto, afirma estudo
Segundo trabalho desenvolvido por pesquisadores americanos, análise de sangue de mulheres grávidas tem mais de 80% de precisão.
Na edição desta sexta-feira (17) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre o diagnóstico da chamada depressão pós-parto, quadro que atinge uma a cada cinco gestantes em todo o mundo.
Pesquisadores americanos do Instituto Van Andel e da Universidade Estadual de Michigan publicaram estudo afirmando que 15 biomarcadores encontrados no sangue de mulheres grávidas podem indicar com até 83% de precisão possíveis ocorrências de sintomas da depressão. A pesquisa foi realizada com 114 voluntárias e indicou que 14% das participantes chegaram a ter pensamentos suicidas* ao longo da gravidez.
“A depressão não é algo que ocorre apenas no cérebro. As suas “impressões digitais” estão em todas as partes do corpo, incluindo no sangue. Poder prever a depressão relativa à gravidez e sua severidade será um divisor de águas para proteger a saúde das mães e seus filhos”, afirmou a médica Lena Brundin, uma das coordenadoras do estudo.
Segundo Fernando Gomes, a depressão pós-parto é caracterizada por um conflito interno entre o que a paciente de fato sente contra o que ela deveria sentir em um momento visto como “muito importante” por toda a sociedade: o nascimento de uma criança. Entre os principais sintomas, estão o cansaço, baixa autoestima e alterações de humor.
As mudanças hormonais enfrentadas pelas mulheres ao longo da gestação são uma das principais causas do quadro – como os níveis de progesterona e o estrógeno, que mudam de forma abrupta após o parto. A ocitocina, conhecida como “hormônio do amor”, que auxilia no processo do nascimento e injeção do leite materno, também sofre alterações. A sobrecarga de tarefas e o sono irregular também podem ser considerados vilões nesta fase.
“Esse acaba sendo um cenário que mistura uma pré-disposição da pessoa, como uma situação que acaba sendo desafiadora. A gente não tem como negar que isso realmente acontece”, disse.
Sobre o estudo americano, o neurocirurgião destacou a dosagem de substâncias naturalmente presentes no corpo humano, como a serotonina – o neurotransmissor que regula o humor – e o triptofano – que auxilia na produção do hormônio – correlacionando com a manifestação clínica do distúrbio que ocorre após a gravidez.
“Existem níveis de depressão pós-parto, desde a tristeza leve, chamada de blues – que pode ser manejada de forma mais tranquila – até a depressão ou a psicose pós-parto, que necessita de internação e tratamento mais próximo”, afirmou Gomes, ressaltando que a intervenção médica pode ocorrer através do uso de medicação e também da psicoterapia.
“Quando percebemos que as coisas estão fugindo do normal, que existe prejuízo e sofrimento, temos [que buscar] profissionais gabaritados. A ciência já progrediu até aqui para reconhecer este problema. Por que não, junto com o acolhimento de pessoas próximas, procurar um profissional para identificar rapidamente e estabelecer um tratamento o quanto antes?”, finalizou.
Fonte: CNN
Últimas Notícias

Seus funcionários trabalham em feriado? Mudança na Portaria 3665/23 afeta prática! Veja como regularizar

Mais de 33 mil carteiras de identificação para pessoas autistas já foram emitidas na grande São Paulo

Introdução ao Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET): Impactos para Empresas do Simples Nacional e MEIs

Quase 80% dos salários reajustados em convenções coletivas em 2023 tiveram aumento acima da inflação

IPCA: passagem aérea, pepino, diesel, leite, transporte por app: veja os 50 itens que mais subiram em 1 ano

Estado de SP suspende cultos religiosos, campeonatos esportivos e determina fase emergencial do isolamento

Segundo afirmação de agência americana, é “muito improvável” a propagação do coronavírus através de embalagens e alimentos

Sindicatos, empresas e trabalhadores, mais do que nunca, devem andar de mãos dadas na defesa contra esse inimigo chamado “pandemia”.

Covas sanciona lei que proíbe estabelecimentos de fornecer utensílios plásticos descartáveis na cidade de SP

Governo de SP amplia de 6h para 8h horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais na fase amarela da quarentena

Prorrogação do prazo de Redução de Salário e Jornada e de Suspensão Contratual – Decreto nº 10.422/2020

Governo de SP prorroga quarentena até 14 de julho; SP e cidades do ABC avançam para amarela e interior regride
